Tempo de Leitura: 3 minutos

Phantasy Star 2

Originalmente lançado em 1990,  Phantasy Star 2; é sem dúvida o primeiro nome que vem à mente ao discutir jogos de RPG para o Mega Drive. O jogo chama a atenção com suas masmorras maciças, combate baseado em turnos e dificuldade, exigindo que os jogadores invistam tempo para fortificar o grupo de personagens.

Phantasy Star Online 2 | Xbox

Anos depois, em 1996, o jogo chegou ao Brasil, localizado em português graças a Tectoy, numa época em que esse tipo de apoio era incomum. Isso, sem dúvida, contribuiu para uma nova geração de jogadores desenvolvendo um amor pelo gênero, sem mais barreiras para entender a história.

Wonder Boy in Monster World

Este RPG de ação carismático foi lançado pela primeira vez em 1991 pela Westone e se concentra em coletar itens e resolvendo quebra-cabeças para abrir portas no melhor estilo metroidvania. No Brasil, a Tectoy lançou uma versão modificada Chamada Turma da Mônica na Terra dos Monstros, concebida com muito carinho pelos fãs ainda atualmente.

Beyond Oasis

Além do Oásis/Bey  É un RPG de aço da Ancient Corporation que chama atenção por seus visuais com vibrantes cores e icônica trilha sonora, com Yuzo Koshiro envolvido. As coincidências com Streets of Rage  não param por aí, já que o desenvolvedora também foi a responsável por  Ruas de Rage 2  no Mega Drive e até mesmo  Sonic the Hedgehog no Game Gear e Master System.

Phantasy Star IV: The End of Millenium

Após a má recepção de Phantasy Star 3Phantasy Star IV: The End of Millenium chegou, em 1993, com a proposta de entregar tudo o que há de melhor e mais refinado na franquia da SEGA. O resultado foi tão positivo que o game é considerado o melhor RPG do Mega Drive, ainda que tenha quebrado a tradição da Tectoy e tenha sido lançado sem uma localização oficial em português do Brasil.

Sword of Vermillion

Lançado em 1989, Sword of Vermillion é um RPG de ação que mescla exploração de dungeons em primeira pessoa, no melhor estilo Phantasy Star, com combates 2D em tempo real. Vale notar que o jogo foi produzido por Yu Suzuki, que anos mais tarde ficaria conhecido pela ambiciosa franquia Shenmue.

Shining Force II: The Ancient Seal

Referenciado como o melhor RPG tático da história do Mega Drive, Shining Force II foi produzido pela Sonic Software e busca seguir à risca o que fez do seu antecessor um sucesso, mas corrigindo alguns dos seus principais defeitos e refinando a fórmula. O jogo chama bastante atenção pelos visuais coloridos e suas animações de batalha, além de permitir bastante exploração.

Os jogadores devem montar uma equipe de 12 integrantes para desbravar o campo de batalha, com a possibilidade de encontrar personagens secretos em momentos de exploração e conforme avançam na história principal.

Crusader of Centy

Produzido pela NexTech, Crusader of Centy é um carismático RPG de ação que segue os moldes de outra franquia já bastante conhecida pelos jogadores: The Legend of Zelda. O jogo chama a atenção principalmente pela variedade de chefes e de cenários, além do arsenal crescente de magias do protagonista, que colaboram para elaborar novas estratégias de combate e solucionar quebra-cabeças.

Landstalker

Landstalker é um RPG de ação sob perspectiva isométrica e com mecânicas de jogos de plataforma lançado originalmente em 1992, no Japão. Os jogadores assumem controle do gnomo Nigel, um caçador de tesouros que recebe uma proposta para ir atrás da fortuna do Rei Nole, conhecido como o maior tirano da história. Para isso, ele precisa desbravar calabouços com sua espada e resolver enigmas que estiverem pelo caminho.

Monster World IV

Monster World IV faz parte da série de jogos Wonder Boy, que chegou ao Brasil com as modificações de Turma da Mônica da Tectoy. No entanto, esse jogo ficou restrito ao Japão por muitos anos e é considerado o melhor game da série pelos entusiastas. O jogo mistura elementos de RPG, ação e plataforma 2D para entregar uma aventura dinâmica e ao mesmo tempo desafiadora.

Vale notar que o jogo recebeu um remake em 2021 chamado Wonder Boy: Asha in Monster World, que investe em gráficos tridimensionais, mas seguindo a perspectiva original de gameplay.

Madou Monogatari

Produzido pela Compile, Madou Monogatari é um curioso RPG situado no universo de Puyo Puyo, uma famosa franquia de quebra-cabeças da SEGA. Esse jogo é particularmente conhecido por ter sido o último lançamento para Mega Drive no Japão, em 1996, e chama a atenção pelas suas animações com estética em anime. A gameplay se desenrola em primeira pessoa, no formato de dungeon crawlers, mas tudo muda nos combates, que utilizam comandos semelhantes a jogos de luta para desferir magias e diferentes tipos de ataques.

Como curiosidade, vale citar que o jogo faz parte do catálogo do Mega Drive Mini no Japão, lançado em 19 de setembro de 2019.

Deixe seu comentário, isso nos ajuda a saber o que você mais gosta para produzir conteúdo cada vez melhores.
Não se esqueça de nos seguir nas  redes sociais, assim você fica por dentro de tudo que rola no mundo do entretenimento!

FACEBOOK ♦ TWITTER ♦ INSTAGRAM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *